segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Incrível como mães experientes sabem dessas coisas, mas não te falam

Essa entrevista da Revista Crescer também é um achado.

4 Dicas úteis sobre amamentação

CRESCER: Qual deve ser o intervalo entre cada mamada?
ARY LOPES CARDOSO: 
A mãe deve oferecer o peito quando o bebê chora. O ideal é que o intervalo seja de pelo menos 2,5 horas. Esse é o tempo necessário para que o corpo da mulher produza mais leite. Um bebê saudável ficará satisfeito durante o período. Na média, podemos dizer que 3 a 3,5 horas (inclusive durante as madrugadas) é um intervalo normal entre as mamadas, até os 2 meses de idade.

CRESCER: Quanto tempo costuma durar cada mamada?
A.L.C.: 
A amamentação é como uma refeição: deve haver diálogo, calma e tempo. Por isso, aconselho que as mães conversem com o bebê e o observem durante o processo. No geral, 30 minutos são suficientes para todo o “ritual”. Coloque o bebê no peito e espere até que ele pare ou caia no sono. Então, tire do peito, levante-se com ele, leve para a janela, mostre o entorno, chame o irmão para distraí-lo, converse e espere para ver se arrota – mas não é obrigatório. Depois, coloque do outro lado, para mamar por mais alguns minutos. Nunca fique com a criança por horas, forçando a amamentação.

CRESCER: Até quantos meses é saudável amamentar o bebê durante a madrugada?
A.L.C.: 
Dois meses é o prazo médio que uma mulher aguenta sem ter as noites completas de sono. Depois disso, ela pode e deve começar a dormir de novo. Se a criança for saudável e estiver crescendo bem, os pais podem introduzir novos hábitos. A minha dica é estabelecer uma rotina para o bebê. Por exemplo, toda noite, às 21 horas, dar o banho, seguido de uma boa mamada e berço. Ele deve dormir até, pelo menos, às 6 horas da manhã, para deixar os pais descansarem. Se chorar na primeira madrugada, conte três minutos no relógio – os bebês costumam parar e voltar a dormir. Caso contrário, pode amamentar. Se acordar de novo na mesma noite, espere mais três minutos, para ver se dorme. Na segunda noite, a mesma coisa, mas quando ele chorar, conte seis minutos. Se não parar, pode amamentar. No terceiro dia, espere nove minutos. No quarto, 12 minutos, e assim, sucessivamente. Bebês saudáveis choram cinco ou seis minutos e param. Em poucas noites, seu filho entende o recado e passa a dormir até de manhã. Se você for firme, o novo hábito será bom para toda a família.

Ary Lopes Cardoso é pediatra e nutróloga do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário