terça-feira, 7 de outubro de 2014

Caí na sala

Acabo de tomar um baita susto. Hoje estou bem enjoada. Quando terminei de almoçar e fui da cozinha para a sala, tropecei em uma lâmina solta no chão e levei aquele tombo de lado. Resultado: cintura doendo do lado esquerdo, bumbum dolorido e um roxão no bumbum.

Eu assustei muito e levantei rápido e fui para o sofá. Chorei horrores. Medo de perder meus babys. Logo enviei mensagem no Whats App para o maridão, que está trabalhando fora essa semana. Ele é tão tranquilo, que me disse: "Fique calma, não vai acontecer nada. Foi só um susto".

Logo depois, por coincidência, meu pai me ligou. Ficou todo preocupado.

Mandei e-mail para a médica, vamos ver o que ela diz.

Li muito sobre quedas na internet. Tem um depoimento de uma moça, que caiu no primeiro trimestre da gravidez. Os médicos disseram para ela, que "quando se está no começo da gravidez o perigoso é bater a barriga, já depois do 6° mês,  pior é cair sentada, como aconteceu com ela."

Um pouco mais de informação

Quedas

Devido às mudanças no centro de gravidade de uma mulher grávida e à tontura trazida pela gravidez, a queda é uma ocorrência bastante frequente nesse período.

Amortecimento

O bebê geralmente está seguro dentro do ventre, devido à proteção das paredes do útero e do saco amniótico, que amortece o bebê com fluidos para protegê-lo. Mesmo que a mãe caia, ele provavelmente estará seguro se nenhum outro sinal de trauma for percebido.

Sinais preocupantes

Se uma mulher grávida cai e então sente contrações, tem fluido vazando ou sangramento, ela deve ligar para o médicoimediatamente ou ir para o hospital, porque isso pode ser indicação de um problema. O maior perigo de cair durante a gravidez é a possibilidade de descolamento da placenta, ou seja, sua separação das paredes uterinas.

Considerações

É uma boa ideia visitar um médico se a futura mamãe tiver qualquer preocupação, mesmo que não esteja mostrando sinais de dano ao bebê. Apesar da probabilidade de que ele esteja bem, uma revisão pode tranquilizá-la e diminuir o estresse.

Prevenção

As mulheres grávidas deveriam tomar cuidado para evitar quedas. Levar um tempo extra para caminhar, evitar começar um novo programa de exercícios e ser cuidadosa quando sentar ou levantar são atitudes que podem ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário