quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Ansiedade

Hoje estou bem. Tive um princípio de náusea no fim da manhã, mas foi embora logo.

Estou é muito ansiosa. Amanhã tem ultrassom e eu não vejo a hora. Quero muito saber como os babys estão.

Já vi vários videos na internet sobre ultrassom de translucência nucal com gêmeos nas 12 semanas. Chorei em quase todos, como se fossem meus.

Contando os segundos...

Que exame será esse de amanhã?

Translucência nucal é um ultrassom de rotina, feito no primeiro trimestre da gravidez. Seu principal objetivo é ajudar a detectar o risco de Síndrome de Down e outras anomalias cromossômicas, além de problemas cardíacos, mas, na enorme maioria dos casos, como o resultado é normal, ele é na verdade uma ótima oportunidade de ver o bebe.

Ainda será cedo para detectar com certeza o sexo só pela imagem, embora ultrassonografistas experientes arrisquem dar um palpite, com precisão máxima de 80%.

O objetivo principal da translucência nucal -- também chamado de ultrassom morfológico do primeiro trimestre -- é medir um espaço específico na nuca do bebê, entre 11 e 14 semanas de gravidez. A partir de 14 semanas, não dá mais para fazer o exame, porque o espaço deixa de ser transparente na imagem do ultrassom.

Bebês que tenham alguma anomalia tendem a acumular mais líquido nessa região da nuca, por isso uma medida acima da média normal é considerada um possível indicador de algum problema.

Durante o mesmo exame, também se verifica a presença do osso nasal. A ausência desse osso pode ser mais um indicador de uma anormalidade.

Às vezes, o resultado da medida da translucência nucal é combinado com o resultado de um exame de sangue feito na mãe, gerando uma avaliação do risco da presença de alguma síndrome cromossômica. O exame pode até ser colhido logo depois do ultrassom, se houver algum indício de problema.

Com base no resultado da translucência nucal, na presença ou não do osso nasal e na idade da mãe, o médico pode sugerir a realização de algum outro exame, como o diagnóstico pré-natal não invasivo (exame de sangue), biópsia do vilo corial ou a amniocentese, a fim de confirmar uma eventual suspeita.

Oro a Deus que eles estejam bem e que os exames estejam normais,

Bjos barrigudinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário