domingo, 30 de novembro de 2014

Saindo da 16ª semana

Como foi a nossa semana? Dizem que é nessa semana que os babys começam a se mexer. Mas eu, já os sinto faz tempo. Agora eles tem cerca de 12 cm da cabeça ao bumbum e pesam aproximadamente 100g. Ou seja, estão cada vez mais lindos. Mamãe babona. rsrsrsrs Nas próximas semanas eles vão passar por um grande estirão, dobrando de peso e crescendo vários centímetros. Vez ou outra sinto algumas dores fortes ao fazer movimentos mais bruscos. E a bexiga está mais pesada, com idas ao banheiro cada vez mais frequentes. Nessa fase o sistema circulatório e o sistema urinário do bebê continuam se desenvolvendo e aprimorando, embora os demais órgãos já estejam formados. Enquanto os pequenos inspiram e expiram líquido amniótico, vão exercitando os pulmões. Meu metabolismo se adaptou à gravidez. Nossa, como a natureza de Deus é perfeita. A fome não é mais a mesma, nem é animal. Já sei oque me faz bem e o que me faz mal. Nesses quatro meses, engordei 2kg. Só tenho barriga e ela tem feito de mim uma linda mulher. Começo a amar minha barriga e me pego bolando altos looks para fotos. As pessoas elogiam. E é muito bom receber esses elogios. Que grávida não fica radiante? O volume de sangue aumenta 50% nessa fase e provoca o que os médicos chama de "Efeito Cinderela" (pele coradinha e reluzente). Nessa fase, Ferro e Zinco são fundamentais para manter o sistema imunológico, meu e dos babys, cada vez melhores, funcionando a mil. Mas, agora preciso me alimentar cada vez mais com calma, pois a digestão começa a ficar mais lenta. Tenho tido uma vontade enorme de tomar café, que aliás é uma bebida que eu Amo. Porém, permanecerei com vontade, primeiro porque a cafeína pode agitar demais os babys e depois, por conta dessa reportagem a seguir. "O consumo de café pela mãe, várias vezes ao dia, pode promover a descalcificação dos seus dentes, um problema conhecido como desmineralização. Como ninguém costuma partir para a escovação logo após o cafezinho, os microorganismos causadores da cárie, geralmente, aproveitam a brecha. Esse é o primeiro passo para o aparecimento de infecções gengivais, como a doença periodontal e a gengivite. Elas infestam a gengiva da mãe com bactérias prejudiciais à saúde do feto. Quando entram na circulação, esses microorganismos podem disparar reações no organismo da futura mãe que apressam o parto." Bom meninas, por hojoe é só. Ótimo domingo. Beijos barrigudinhos.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Nove meses de palpites

Boa tarde Meninas!

Hoje escolhi um texto muito bacana da Carolina Ambrogino, que é mãe da Mariana (7 anos) e do Victor (5 anos). Ela é ginecologista (CRM 102706), obstetra e sexóloga. Coordena o Projeto Afrodite, da Unifesp. Em seus textos, ela dá dicas de saúde e relacionamento para a mulher que tem ou pretende ter filhos.

Vamos ao texto:

Queridas leitoras grávidas, preparem-se para a enxurrada de comentários sobre a SUA gravidez, que despertará o bichinho do “eu acho que...” até na caixa do supermercado. Vão dizer que sua barriga está pequena ou muito grande e que você deveria repetir o ultrassom para confirmar se não são gêmeos. Vão deixar você em pânico ao falar que sua barriga está baixa antes da hora e que o bebê vai nascer prematuro. Também vão contar tragédias que aconteceram na gravidez de uma conhecida da prima do cunhado. Ou do bebê que nasceu com o “cordão enforcando o pescoço”. Suas “amigas” vão dizer que nunca mais na vida você vai dormir, transar com marido ou ir ao shopping. Happy hour, então, nem na próxima encarnação!
Sei que este texto tem um certo tom de exagero, mas estou cansada desses comentários que deixam grávidas ansiosas sem um motivo real. Para nós, médicos que trabalham com dados objetivos, como idade gestacional, exame físico e resultados de testes laboratoriais, é muito desgastante lidar com a opinião dos seus amigos, familiares e conhecidos. Claro que não podemos prever tudo e que imprevistos podem acontecer, porém, na maioria esmagadora dos casos, a natureza faz tudo muito bem feito e dá tudo certo.
Entendo que a gravidez é um evento familiar, pois um novo integrante está a caminho. Isso gera emoções variadas e sua mãe, que estava doida por um neto, vai querer acompanhar de perto. Mas é importante estabelecer um limite.
Já vi muitas pacientes desistirem de ter parto normal por pressão familiar, ao escutarem repetidamente que “vai passar da hora”. Nesse momento, entra em jogo o laço de confiança que você e seu companheiro estabeleceram com o médico. Se a relação for boa, é para ele que vocês irão desabafar as angústias e os dilemas.
Essa conversa também é válida depois do nascimento. Antes de ser convencida de que seu “leite está fraco”, vá ao pediatra. Ele irá pesar a criança e descobrirá, realmente, se ela chora de fome ou de cólica. Não compare o desenvolvimento do seu filho com o de outras crianças. Cada um tem o seu tempo e sempre vai existir uma mãe orgulhosa falando dos maravilhosos feitos do seu bebê de 3 meses.
Ser mãe é algo desafiador, mas, ao mesmo tempo, muito instintivo. Na verdade, quem sabe o que é melhor para o seu filho é você mesma. Antes de dar ouvidos às vizinhas, preste atenção na sua conexão com a criança, e então, ela lhe dará as melhores respostas. Dentro ou fora da barriga, essa ligação é a mais pura manifestação da natureza. As leoas vivem em bandos, mas quem protege o filhote é só a mãe dele. Confie nos seus instintos e saiba separá-los do medo. Das opiniões alheias, fique só com os elogios!


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Mais testes sobre o sexo dos babys

Esse é da Grávidas Online:

As tentativas para saber o sexo do bebé antes do tempo são bastante antigas, quem nunca fez o teste da aliança, ou leu as linhas da mão, realmente, existem imensos truques antigos, alguns bastante conhecidos, outros, verdadeiras pérolas da sabedoria popular para tentar adivinhar. Divirta-se e depois confirme.

10 sinais que está grávida de uma menina

Depois da confirmação da gravidez, da emoção da primeira ecografia e da comprovação que está tudo bem com o bebé, os pais começam a perguntar-se sobre se é menina ou menino, apesar da maioria dos pais dizer que não tem preferências temos sempre a queda para 1, mas tudo passa depois de saber ao certo.
Depois de saber o que vamos ter, apaixona-mos perdidamente, seja menino ou menina. A maioria dos médicos apenas faz a confirmação após as 20 semanas, altura em que a margem de erro é menor, mas alguns pais têm a sorte de saber pelas 13 semanas.
  • Dizem que as mulheres quando estão grávidas de meninas, no início da gravidez sentem mais desejos de comer doces. Não foi meu caso.
  • As grávidas de meninas preferem comer o miolo do pão em vez da côdea. Nem como pão.
  • Outro sinal que pode estar grávida de uma menina é sentir-se menos bonita, segundo os mais antigos, a menina rouba a beleza da mãe, pode ainda ficar com acne no rosto. Tenho tido as duas coisas. Mas não deixo a peteca cair.
  • Algumas pessoas são peritas em adivinhar o sexo dos bebés através do formato da barriga, se for menina a barriga assemelha-se a uma melancia. Não consigo comparar minha barriga com nada.
  • As mulheres grávidas de meninas dormem mais para o lado direito e a mama esquerda cresce mais do que a direita. FATÃO!
  • Dizem que as mulheres grávidas de meninas raramente sentem os pés frios. Nem reparei isso.
  • Este sinal é utilizado por alguns médicos para adivinhar, segundo algumas pessoas, está grávida de uma menina, se nas primeiras ecografias o coração do bebé tiver um ritmo cardíaco com mais de 140 batidas por minuto. Ontem eu li isso, e conversei com um amigo pai de gêmeos meninos. O coração deles sempre esteve acima de 140 bpm. Ou seja, isso é uma furada.
  • As meninas fazem a mãe ficar com a cara mais redonda e inchada durante a gravidez. Ainda não mudou nada.
  • Experimente comer um dente de alho, se não sentir o cheiro depois está grávida de uma menina. Não acredito nisso.
  • Está grávida de uma menina se sonhar que vai ser mãe de um menino. Só sonho com menina e menino.

  • quarta-feira, 26 de novembro de 2014

    Os babys são......

    Esse fim de semana foi engraçado. Todo mundo tentando descobrir o sexo dos babys. E agora, a mensagem de uma amiga me faz voltar a essa questão.

    Meu coração de mãe, ou talvez a minha vontade de mãe, me dizem que espero Elisa e Miguel. Mas, que me vê diz que são duas meninas.

    Pesquisando sobre o formato da barriga de gestantes, achei um texto bem bacana. Abaixo os meus comentários.

    Instruções

    1. 1
      Conte os batimentos cardíacos do bebê. Se você não possui um monitor cardíaco de bebê, pergunte ao seu médico obstetra qual número ele registrou em sua última visita. Batimentos até 140 por minuto podem ser sinal de um menino. Um batimento cardíaco mais elevado indica que pode vir uma menina por aí.
    2. 2
      Olhe-se no espelho. Se o seu cabelo e a sua pele estiverem sem brilho, você pode estar esperando uma menina. Se a sua pele está radiante e seu cabelo está brilhante, provavelmente você será mamãe de um menino.
    3. 3
      Preste atenção aos seus desejos. Se você deseja alimentos muito salgados e azedos, espera um menino. Se você implora por doces, pode ser uma menina.
    4. 4
      Observe quando você têm náuseas. Se for dentro das primeiras 12 semanas de gestação, seu bebê provavelmente é uma menina. Se sentir enjôos posteriormente a esse período na gravidez, pode ser que seu filho será um menino.
    5. 5
      Olhe para a forma de sua barriga. Se ela é alta e larga, pode ser uma menina. Se é baixa e redonda, tudo indica que é um menino.
    6. 6
      Acompanhe o movimento no útero. Os meninos tendem a ser mais ativos no útero do que as meninas. As meninas tendem a se moverem menos, ou de forma menos intensa, do que os meninos.


    Comentários:

    Tópico 1:
    Ambos os fetos possuem batimentos elevados: Feto 1- 169 bmp; Feto 2 - 158 bmp. Resultado: Xiiiii... Mamãe errou: deu menina.

    Tópico 2:
    Cabelo com brilho. Pele não. Resultado: Menina e Menino.

    Tópico 3:
    Desejo alimentos salgados. Quase nada de doce. Resultado: Meninos.

    Tópico 4:
    Quase não tive enjoos. Eles vieram pouco no primeiro trimestre e permanecem esporádicos. Resultado: Meninos.

    Tópico 5:
    Barriga baixa e pontuda. Resultado: Inconclusivo.

    Tópico 6:
    Um baby se movimenta muuuuito. O outro nem tanto. Resultado: Menino e Menina.

    Ou seja, após a análise, não há um resultado completo. Só o ultra desvendará esse mistério. E haja espera.

    Beijo triplo.

    segunda-feira, 24 de novembro de 2014

    Para a azia: GELO!

    Hoje comi empada e tomei suco de uva na Facul. Estava com muita fome.

    Resultado: engoli um dragão. Que azia é essa?

    Sei saber o que tomar, corri para a internet. Dr. Google. E descobri o que eu já sabia: gelo é um santo remédio. Utilizei no primeiro mês de gravidez. Mas, a azia passou e me esqueci dele.

    O gelo regula enjoos, gastrite, vontade de comer, nervosos, azia e ainda regula nosso super aquecimento e a baixa pressão causada pelo calorão.

    Santo remédio. O refluxo passou e a azia está indo embora.

    Fica a dica!

    Agora não me esqueço mais.

    Beijos geladinhos.

    Boa noite!




    sexta-feira, 21 de novembro de 2014

    Tivemos uma semana daquelas. Muito trabalho!

    Nem pude passar por aqui. Mas, antes que o fim de semana se instale, vamos às novidades para não passar em branco.

    Babys estão mexendo. Um deles, falo eles porque não sei o sexo, é um espuletinha. Andei batendo um papinho com ele: "Baby, você está muito farrista. Assim mamãe não aguenta. Você precisa cuidar da mamãe pra ela cuidar de você". E aí, por mágica, ele parou. Hehehe... Ficou quietinho. Fiquei pensando: "Será que esse danadinho já me ouve?"

    A barriga cresceu bastante. Eles estão grandes e estão bem. Isso me deixa radiante.

    Sonho com eles e eles estão sempre sorrindo e me dando carinho. São lindos, são meus amores.

    Além disso, andei olhando roupinhas essa semana, embora não tenha comprado nada.

    O tempo passa rápido. Daqui a pouco eles estarão em meu colo.

    Aguardando o próximo mês para saber o sexo dos babys.

    Beijos excelente fim de semana.

    terça-feira, 18 de novembro de 2014

    Consulta

    Hoje tivemos consulta pela manhã. 

    Voltei empolgada, pois ouvi o coração dos babys e eles mexendo. Muito bom saber que eles estão bem. Sempre bom ouvi-los ou vê-los.

    Fomos elogiados pela médica. Sem anemia, peso ideal (somente 2kg até agora), mamãe e bebês saudáveis, sem inchaços, colo fechado. E o melhor: Mãe Feliz!

    Mês que vem, se Deus quiser, e ele há de querer, vamos saber o sexo.

    Não vejo a hora!!!!

    Estamos entrando na 15ª semana.

    O útero cresce. O tamanho está de uma gravidez de 18 para 20 semanas. São dois, e por isso cresce tão rápido e às vezes dói. As cólicas de sábado não foram nada legais.

    Se eu pudesse pegar os bebês, cada um caberia em uma palma das minhas mãos. Agora, eles começam a desenvolver sensibilidade à luz e tem soluços. Por enquanto não é possível ouvi-los, porque o sistema respiratório está cheio de líquido. Mas daqui a algum tempo, vou sentir os soluços deles.

    Li em alguns lugares, que é a partir da semana que vem que perceberei eles mexendo. Essa informação não serve pra mim, pois já percebo eles tremendo há três semanas. E como são dois, a médica disse que a sensibilidade é maior.

    No próximo post o cardápio das próximas semanas.

    Beijos barrigudinhos.

    segunda-feira, 17 de novembro de 2014

    E eles crescem

    Neste fim de semana tive um evento de cólicas bem fortes. Passei o dia deitada. Tive que recorrer ao Buscopan Duo após horas de dor que não passava.

    Sei que essas dores são normais, pois meu útero cresce mais que em uma gravidez normal. Além de crescer mais, cresce mais rápido.

    Já posso apalpar a barriga e sentir os bebês, exatamente como diz no texto abaixo. A barriga aparece. E não há mais desculpas. Eu não engordei simplesmente, eu estou grávida. Diferente do que muitos pensam, não é apenas ter engordado. Engraçado, quando se é magrinha e a barriguinha demora a aparecer ou algumas roupas disfarçam. As pessoas não percebem. Mas, agora, até os mais desavisados passam a perceber.

    Que eles continuem assim: fortes, saudáveis, crescendo. Bom dia!

    "14 semanas e cinco dias: 
    Seu bebê ao fim dessa semana deverá medir aproximadamente 16cm e pesar em torno de 50g. Os cabelos começam a aparecer e os ossos ficam cada vez mais duros por causa da retenção de cálcio. Os braços dobram as articulações. Através do ultra-som, é possível distinguir o sexo do bebê. Mas às vezes esse bebê "apronta" e por causa de sua posição não será possível a identificação do sexo. A mamãe já pode localizar o bebê abaixo do umbigo tateando com as mãos. Dificilmente agora poderá esconder que está grávida, até o quadril está mais largo."

    sexta-feira, 14 de novembro de 2014

    Creio que esse texto me ajudará futuramente

    Desejar, tentar, sonhar, engravidar.
    Descobrir que o presente chegou. Enfim... No meu caso, em dose dupla, a dose tão sonhada.
    O corpo e a cabeça começam a mudar. E quanta mudança. A cabeça muda. E isso assusta muito. O corpo muda. Com o tempo, muda mais de uma semana pra outra. Começamos a semana ainda acostumando com as mudanças sofridas pelo corpo na semana passada. E quando menos se espera, mais mudanças. O tempo passa... e é implacável. A vida cresce dentro da gente. A barriga sente, os seios também. A cabeça, ah, a cabeça balança. Não sei se no mesmo ritmo. 
    Começamos a perceber, que já não somos só nós. Nada mais nos pertence: nem o sono, nem a vontade de comer, nem as idas ao banheiro, nem o futuro, nem os planos, nem os pequenos detalhes de um dia. Se antes não estávamos a sós, agora menos ainda.
    Se o tempo é companheiro, eu não sei. A dúvida sim, essa é uma companheira constante. Dúvida sobre ser ou não suficiente para tão pequenos seres; dúvidas sobre o corpo, a mente, a vida. Mistérios!
    Eu penso no que me ocorre. Entendo? Nem sempre. Sei que é um milagre de Deus, o dom da vida, o do de gerar, o dom de transformar. Me pego pensando em como educar, pessoas que já me educam. Às vezes durmo, quase sempre sinto fome. Quase sempre mudo, às vezes me confundo. Sou o mistério, o tempo, a mudança. Gero e sou criança. A vida está a começar. Para mim e para elas. Cada novo dia é apenas mais uma janela de um tempo que eu não consigo mensurar.

    Em meio a tantos compassos, um texto me dá uma luz.

    Da Revista Crescer:

    A atriz Carolinie Figueiredo é gente como a gente. Engordou muito nas suas duas gestações (a primeira de Bruna Luz, 2, a segunda de Theo, 8 meses), está ralando para recuperar o peso normal... e admite que não é fácil. Mais do que isso: está, como todas as mulheres que se tornaram mães recentemente, aprendendo a lidar com esse novo corpo pós-gravidez.
    Hoje, ela postou no Instagram uma foto linda com o seu caçula, acompanhada de um texto "que já estava engasgado há meses":
    "Como acolher o corpo do pós parto??? Como assumir esse corpo tão diferente? "Apesar de ter engordado bem mais do considerado “normal” (por quem? / pra quem?) As formas redondas da gravidez estão justificadas ali naquele ser dentro de você. Até o visual mais inchado era charmoso. Meu corpo grande e redondo combinava com aquela barriga, com o rosto mais cheio, as pernas fartas. As fotos ficavam lindas e completas!!! Mas quando sai o bebê, fica o vazio. Não só o emocional do pós parto, mas também o vazio do corpo. É a hora de encararmos aquele corpo novamente como sendo só nosso. E como ele tá diferente… Mais flácido, mais caído, mais marcado… ou só diferente!!! Também é o momento das quedas hormonais. Aqui sempre foram avalanches emocionais. É um abismo que mora dentro… um misto de contradição… amor, dedicação… amor… mas também dúvidas, amor, choques,solidão, amor, ausência… e saudades de mim mesma em primeiro lugar (mesmo que inconsciente ou escondido)!!!!! Como amar tanto um ser que veio de mim e me amar tão pouco? Como amar tanto essa nova pessoa que saiu de minhas células, do meu material genético e amar tão pouco meu próprio novo corpo? ... E a exaustão dos primeiros meses ? É o momento que nos permitimos dormir sem escovar os dentes, sem tomar banho. Comemos correndo antes do próximo choro. Entre uma risada e outra pras visitas e o cuidado intenso daquele ser, onde fica a mulher??? ... Olhar esse novo corpo que surgiu, acolher como sendo nosso novo corpo ou o corpo desse nosso novo momento é doloroso, é um ato diário de praticar o auto-amor, o desapego..."

    terça-feira, 11 de novembro de 2014

    Morando no Everest

    Os babys estão aqui. Vivem durante nove meses envoltos em uma bolsa de água, por onde respiram, comem, excretam. Mas, essa respiração, embora esteja dentro da mãe, simula o ambiente do Everest, com pouco oxigênio.

    Por isso, a importância de não exigirmos muito deles e proporcionar-lhes o maior conforto possível por meio de uma boa alimentação, exercícios físicos moderados, evitando viagens para lugares muito altos, viagens de avião ou passeios a locais muito elevados. Tomar água, é uma boa forma de proporcionar essa qualidade de vida.

    É a mãe que fornece ao bebê toda a água de que ele vai precisar. Entre essa água, encontra-se aquela que entrará na constituição das células e de todos os órgãos do corpo do bebê. Encontra-se, também, a água necessária à formação do líquido amniótico. Um precioso "aquário" que protegerá e nutrirá o bebê. Está aí a grande atenção que deve ser dada à hidratação das gestantes.

    O bem-estar do feto é avaliado por vários exames: medição de ritmo cardíaco, avaliação dos movimentos respiratórios e medição da quantidade de líquido amniótico.

    Está provado que a quantidade de líquido amniótico está diretamente ligada à hidratação da mãe. A hidratação correta previne, ainda, as prisões de ventre, já que com a gravidez o intestino fica comprimido, o que pode dificultar o trânsito intestinal. Beber muita água e consumir fibras alimentares, presentes nas frutas e legumes, poder ser a solução.

    Após o nascimento, essa hidratação passa a ser necessária, porque a mãe vai amamentar. Pela amamentação, a "gota que salva", a mãe continua hidratando o bebê, mas agora com leite, que é a primeira vacina do bebê.

    Bem, por hoje é só.

    Beijos triplos....

    segunda-feira, 10 de novembro de 2014

    Entrando na 14ª semana

    O comprimento dos fetos da cabeça aos pés estará próximo de 14 cm com peso estimado em 25g.

    Aparece o lanugo, penugem protetora, em todo corpo do bebê. Olhos e orelhas estão na posição correta. Já tem sobrancelhas e as bochechas e a ponta do nariz começam a aparecer.

    Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve. 

    O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue. 

    O útero está do tamanho de um abacate. Os seios começam a se preparar para produzir o colostro, o primeiro alimento do bebê. 

    Agora falaremos da placenta e do cordão umbilical.

    A placenta permite que o embrião não seja expelido pelo organismo da mulher por ser considerado um corpo estranho. Deixa que o bebê faça trocas com o organismo da mãe só de substâncias boas para ele, o que não é boa a placenta não deixa passar. O crescimento intra-uterino depende muito do bom funcionamento da placenta.

    O cordão umbilical é constituído de duas artérias e uma veia. Vai do umbigo do bebê até a placenta. As artérias levam o sangue com impurezas do bebê para que faça trocas com o organismo da mamãe. Assim, a veia traz de volta o sangue limpo e rico em nutrientes e oxigênio.

    sábado, 8 de novembro de 2014

    Hoje tem Feira

    Bom dia!!!!

    Hoje vou levar os babys para passear na Feira do Bebê e da Gestante. Contando os segundos.

    Tanta coisa linda.

    Vamos comparar preços e comprar algumas coisinhas.

    Mais tarde eu volto.

    Bjos.



    ___________________________________________________

    Passada a Feira e após uma visita também na Feira da Avenida Afonso Pena, ontem pela manhã, cheguei a uma conclusão importante. Na feira da Afonso Pena, não tem tudo, por exemplo, móveis,
    lençóis para berço, acessórios como bicos, escovas, dentre outros). Mas, porém, contudo, entretanto, roupinhas, decoração, Kit Higiene, Kit berço, bonecas, enfeites, são bemmmmmmm mais em conta. Na feira da Gestante e do bebê, tem decoração mais bonita, mas na feira da Afonso Pena dá para montar decorações bem legais.

    Eu, como sou arteira, farei eu mesma a decoração. Quando estiver pronto eu mostro.

    O que eu não vejo a hora mesmo é de saber o sexo dos babys para começar de vez o enxoval.

    É isso aí. Boa noite. Bjos triplos.

    quarta-feira, 5 de novembro de 2014

    À Bel com Amor

    Hoje o meu Post vai para uma grande amiga. Ela não sabe como e quanto é importante pra mim. Ela não desconfia como a doçura dela me encanta. Ela é um exemplo de vida pra mim, um exemplo de mãe, esposa e ser humano. Bel Mendes, esse é para você.

    Esse post começou quando abri o meu Facebook hoje e li essa mensagem: "Bella estou muiiiiiiito feliz com a notícia, lembro que quando engravidei pela primeira vez uma pessoa me disse uma frase que jamais esqueci: Quando uma mulher fica grávida é um aplauso de Deus para ela !!!!! Sinta-se aplaudida minha querida !!!!"

    E então, eu caí nas lágrimas. Me emocionei e me senti realmente aplaudida, abençoada, amada por Deus e por minha querida Bel.

    Na mesma hora me veio aquela vontade enorme de escrever. E vai sair aqui, tudo que me vem ao coração.

    Quando nascemos, um anjo maior nos diz: "Vá até lá, evolua e mostre ao mundo como é perfeita a minha obra".

    Nós chegamos aqui, alguns acanhados, outros bem soltinhos, e acertamos, erramos, aprendemos, crescemos. Mas, esse anjo nos deixa a surpresa de saber, que além de pedras, nosso caminho nos reserva flores. Flores lindas, de todas as qualidades, flores brancas, azuis, vermelhas, rosas, amarelas, em degradê. Uma infinidade delas. Mas algumas, com um perfume muito incomum nestes dias. Perfume de amor fraterno, perfume de afeto, doação, satisfação por nos fazer felizes.

    Você que lê o meu post, deve ter se perguntado: "Isso é mesmo possível? Que cheiro é esse que eu nunca senti?"

    É o cheiro de um amor diferente, uma relação embasada em admiração mútua, certeza de que nada, nem ninguém é por acaso em nossas vidas.

    Alguns encontros são para uma vida. Alguns encontros são uma lição, um sonho, um achado. E mesmo que a pessoa não esteja sempre ao seu lado, você torce por ela e ela por você. E ambas as partes se desejam felicidade porque na verdade acreditam que o grande maestro de tudo isso é Deus.

    Bel, pelas palavras, pelos abraços, pelos conselhos, pelos olhares, pela presença nos momentos de dor e de felicidade, mas principalmente pelo terno sorriso. Muito obrigada por existir. Te amo. Você é uma amiga muito querida.

    Que o seu caminho seja repleto de flores como você.

    Forte abraço e agora triplo, Bella.


    segunda-feira, 3 de novembro de 2014

    Duas Vivas ao SUS

    Nós quatro estamos muito felizes com o SUS. Vejam porque:

    A vacina DTPa (tríplice acelular contra difteria, tétano e coqueluche) gratuitamente entre a 27ª e a 36ª semana. A nova vacina acelular produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a GlaxoSmithKline, passa a compor o calendário do Sistema Único de Saúde em novembro. A previsão é que os municípios recebam a imunização já no dia 3.is

    Antes, apenas a DTP, que protegia contra difteria e tétano, estava disponível na rede pública de saúde. A inclusão da coqueluche é fundamental, já que a doença apresenta um alto índice de letalidade, principalmente em crianças com até dois meses de vida. Ao tomar a vacina, a gestante e o feto ficam protegidos contra a doença.

    “A imunização oferecida pela nova vacina acelular é fundamental para proteger, além das gestantes, os bebês que já nascerão com os anticorpos necessários à prevenção da difteria, do tétano e agora também da coqueluche. Com isso, pretendemos diminuir tanto o número de casos quanto o número de mortes de recém-nascidos, causadas por essas doenças, por meio de medidas preventivas como a vacinação”, diz Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

    No calendário do SUS, a vacina já é oferecida para as crianças de até 6 anos. A primeira dose deve ser recebida aos 2 meses, a segunda, aos 4, e a terceira, aos 6.

    Entenda a coqueluche

    Transmissão
    A coqueluche é causada por uma bactéria transmitida pelo ar, ou seja, por meio de gotículas de secreção eliminadas ao falar, espirrar e tossir.

    Sintomas
    A doença é caracterizada por espasmos de tosses que podem durar até 30 minutos e se repetem muitas vezes ao dia. Não apresenta febre, mas pode ter coriza na fase considerada catarral, que costuma aparecer após a primeira semana de contágio. Como os adultos já foram imunizados, acabam desenvolvendo quadros mais leves, o que dificulta o diagnóstico.

    Diagnóstico e tratamento
    O diagnóstico é feito com exames laboratoriais e, no Brasil, todos os casos devem ser notificados ao Ministério da Saúde. Se confirmada a doença, são receitados antibióticos imediatamente, porque, principalmente quando atinge recém-nascidos, pode causar a morte. O índice de letalidade nos bebês é considerado alto: cerca de 10% dos que são contaminados não resistem caso o tratamento correto não seja iniciado rapidamente.

    Prevenção
    A principal medida de prevenção é a vacinação correta: é necessário vacinar as criancas aos 2, 4 e 6 meses e dar reforços aos 15 meses e entre 4 e 6 anos para que a imunização se complete. Todas as doses estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde. Devido ao período de imunização, mesmo quem já teve a doença ou tomou todas as doses precisa se imunizar novamente após dez anos. Ou seja, adolescentes e adultos precisam tomar a vacina, que está disponível nas clínicas particulares. E, a partir do próximo ano, gratuitamente nos postos de saúde para as gestantes.
    IMPORTANTE!
    Os médicos aconselham que todos membros das famílias e amigos que forem ficar com a grávida pelo período de mais de um dia, estejam devidamente vacinados. Mesmo que não apresentem sintomas, são um risco para a saúde dos bebês, pois podem carregar a bactéria sem saber.

    A evolução da gravidez na 13ª semana

    4º mês lunar - 13ª semana

    O bebê está medindo da cabeça aos pés aproximadamente 11cm de comprimento e seu peso em torno de 20g. Mas esses valores poderão estar diferentes de seu ultrassom pois aqui estamos tratando de uma média.

    O feto está completamente formado, cabeça e corpo estão ficando proporcionais. 

    Agora se inicia a fase de maturação dos órgãos. Engole líquido amniótico e o excreta como urina no próprio líquido que é renovado a cada três horas.

    O útero ocupa a parte superior da pelve, mais ou menos 10cm abaixo do umbigo. Alguns quilos a mais aparecem e a irritabilidade diminui. Fique atenta a todos sinais de seu corpo.

    Conhecendo meu corpo - parte I
    Você sabe para quê serve o útero e o líquido amniótico?

    O útero é o órgão que guarda e protege o feto, líquido amniótico, placenta e cordão umbilical. Ele se contra e na hora do parto expulsando o bebê de dentro do corpo da mamãe.

    Já o líquido amniótico não deixa a parede do útero apertar e sufocar o bebê. Outra função é de isolar o bebê do frio e do calor. Amortece os possíveis esbarrões e choques bruscos que a mamãe levar na barriga.

    Que lindo, né?

    Beijos e boa noite.

    Meus primeiros dias dos três meses

    Tenho tido pouca fome e muito sono.

    Engraçado, achei que a fome não acabaria e que o sono iria embora. Mas, está acontecendo o contrário.

    Hoje, tive náuseas. Mas não fiz vômito. Ainda bem.

    Noto que a Vitamina (Mater Plena Gest) me deu mais energia. Isso é muito bom.

    Os babys seguem lindos, saudáveis e felizes.

    Ontem, foi um dia triste para mim. Ir ao cemitério e reviver na lembrança o falecimento da mamãe, não é fácil. E fazer isso grávida, foi bem estranho. Eu sei que ela não está lá no cemitério. Mas, eu a vi visitando o túmulo da minha avó todas as segundas-feiras. Ela limpava, levava flores e fazia orações. Então, me sentiria estranha se não fosse visitar o túmulo da mamãe de vez em quando. E dia de finados é para isso. Levei flores e um coração repleto de saudades. Chorei. Fiz orações e pedi à minha mãe e à minha avó, que me deem uma boa gestação e que meus babys venham com muita saúde. Acho que é tudo o que eu posso desejar depois de ter recebido tantas graças.

    Saudade é a palavra do dia. Mas para não ficar um post triste, fiz um poema para minha avó e minha amada Mãe.

    Mãe.
    Emoção a cada dia.
    Força que vem das entranhas e são estranhas.
    Carinho que precede gerações e que nos arranca canções.
    Vida da minha vida; vida da sua vida; vida de gerações.
    Afeto que traz alento. Sonho que eu alimento. Amor que se espalha no vento.
    Olhares e sorrisos. Cuidados e afagos. Esperança, mudança, criança.
    Certeza de amor maior. Experiência que não dá nó. Aprendizado ancorado.
    Doação. Esteio. Emoção. Receio.
    Espera por um dia, um momento, e só.
    A barriga que cresce, o corpo que muda.
    Às vezes, a cabeça não mais ajuda. É que mãe já não pode esperar.
    Mãe tem pressa, de viver o momento, de dar o alimento.
    Mãe, é o sonho realizado, o coração arrebatado, a força que grita, a paz que acalma.
    Mãe é colo quentinho, o conselho certinho, a companhia plena.
    Mãe é amiga de verdade e a única verdade: sem ela não há vida, sem ela não pode ser vivida, sem ela me dói a ferida.
    Mãe, saudade que eu tenho. Ensinamentos que guardo.