domingo, 22 de março de 2015

Curso para Gestantes

Este fim de semana participei do Curso para Gestante promovido pela Drogaria Araujo

Eu já estava super chateada por não ter feito nenhum curso e os babys já estarem quase chegando. Quando consegui me inscrever, nem acreditei. E valeu a pena.

Na programação, a especialista em Imunologia Dra. Paula Távora da VACSIM, palestrou e tirou dúvidas sobre vacinação e exames necessários para mamães e bebês. Também palestrou no evento a enfermeira e consultora Maria Elisa Rezende, que deu dicas sobre cuidados com o recém-nascido e aleitamento materno. Segundo Maria Elisa, mesmo com todas as campanhas feitas no Brasil, somente 10% das mães levam a sério a amamentação. Número bastante preocupante, considerando que o aleitamento materno faz toda a diferença para a saúde do bebê e seu desenvolvimento intelectual.

Aprendi muitas coisas legais nesse curso. A primeira é que eu devo andar com meu cartão de gestante e o cartão de vacinas onde quer que eu vá. Eu não faço isso, então, considerando que já estamos indo para a etapa final, mudarei totalmente a minha postura.

Sobre as vacinas, fiquei preocupada ao saber que o PNI - Programa Nacional de Imunização, não consegue atender a toda a população. O que é péssimo pra gente, visto que teremos duas crianças para vacinar e financeiramente, fazer isso em rede particular, não é nada fácil.

Outra questão a ficarmos atentos, é que as vacinas devem sempre ter procedência e devem ser mantidas entre +2° e 8°C. Recentemente, algumas vacinas falsas ou de procedência duvidosa, foram distribuídas no Brasil. Por essa razão a Dra. Paula sugeriu, que sempre que formos vacinar, pedir para ver o rótulo das vacinas, que deverão estar escritos em Português, validade em dia e registro do Ministério da Saúde.

Em Abril inicia a vacinação das gestantes contra a Influenza. Já consultei minha obstetra para saber se devo vacinar, visto que já estamos na etapa final da gestação. A Dra. Paula falou sobre todas as vacinas e ressaltou a necessidades dos pais manterem a vacinação em dia (Sarampo, Febre Amarela, Varicela, Meningite, Difteria, Influenza A e B e Hepatite B).

Nos cuidados com o bebê a Maria Elisa falou sobre aleitamento materno, preparação das mamas, saída do Colostro, a importância de um ambiente saudável para mãe e bebê, visando a liberação da ocitocina para a amamentação (relaxar e acomodar-se; evitar stress durante as mamadas, criar ritual e rotina de amamentação, tomar muito líquido, começar amamentando com as duas mamas para a mama não "empedrar", preocupar com a pega correta na mamada).

Aprendemos muito também, sobre os sinais que o bebê emite para demonstrar que está com fome. Aprendemos sobre cuidados com o cordão umbilical, que essa higiene deve ser feita uma única vez no dia e que após passar o álcool o cordão deve ser envolvido com gaze e não se deve usar faixa para segurar o umbigo. 

Ao cuidar do bebê, nós mães devemos manter os cabelos presos, unhas limpas e curtas, mãos e anti-braços limpos. Estes mesmos cuidados devem ser mantidos ao esvaziarmos as aréolas ou ao retirarmos o leite para armazenamento no congelador.

Sempre que tirarmos leite para armazenar, devemos anotar a data, o mês, a quantidade. Na geladeira, esse leite pode ser mantido por 12h. Congelado pode ser mantido por 15 dias. Para utilizá-lo, mornar em banho maria.

Enfim, foram muitas informações e nem tudo cabe aqui. Sugiro às gestantes que procurem esse curso para se informar melhor. Vale a Pena!  

Para finalizar, os meninos ganharam um Kit Higiene - Baby Dove (Bolsa + Trocador + 7 produtos). Sortudinhos da mamãe!

Abaixo fotos do evento, dos brindes que ganhamos e do brinde sorteado para Heitor e Miguel. Valeu Araujo!





No curso, algo que se destacou muito foi a informação que recebi sobre a Cumplicidade Intrauterina. Mas este é um assunto para o próximo post.

Bjos triplos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário