sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Passei a vida à espera de príncipes encantados...

... e agora eu tenho três.

É isso mesmo. No sábado passado fomos fazer ultra para saber o sexo dos bebês. E foi aí que veio aquele "susto" quando o médico disse: São dois meninos.

Eita! Por essa ninguém esperava. Todo mundo querendo um casal ou duas meninas. Mas, Deus é quem manda. E Ele nos enviou um anjo e um príncipe: Miguel e Heitor.

Serão lindos de viver.

Para falar um pouco deles, nada melhor do que descrevê-los:

Feto 1:
BCF: 141 BPM,
Peso: 223 gramas (mais ou menos 30 gramas),
Gênero: masculino.

Feto 2:
BCF: 133 BPM,
Peso: 257 gramas (mais ou menos 30 gramas),
Gênero: masculino.

Bom, é isso aí. Que os babys cresçam lindo e saudáveis como estão indo até agora.

AMOR DEMAIS.

Obrigada meu Deus.









Essa semana entramos na 19ª semana

Vou começar falando de mim.

Essa semana fui à médica. Está tudo bem comigo e os babys.

Sem estrias, sem inchaço, pressão baixa. Uma ou outra azia.

Engordei um quilo a mais do que devia. O que significa um pouco mais de cuidado esse mês. Os exercícios vão começar já.

A linha abaixo do umbigo já apareceu, pequenos "cravinhos", que coçam muuuito, já surgiram nos seios. Dizem que são células de gordura que ajudam a forma o colostro. A auréola do seio da escureceu. O cabelo está mais bonito, mas a pele nem tanto.

O corpo já pede novas roupas e o jeito foi apelar para os presentes de Natal.

No início de janeiro, devo comprar uma cinta especial para sustentar a barriga porque já está doendo em alguns momentos do dia. Fora a vontade incontrolável de urinar toda hora.

Compramos uma meia para circulação nas pernas. Ela é anti-alérgica, evita varizes e é feia pacas. Mas, fazer o quê? Saúde em primeiro lugar.

Estou feliz e isso sem importa.


Quanto aos babys. Ah, esse é o assunto do próximo post.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Como ser mãe e não se emocionar?

Bem, a resposta é: IMPOSSÍVEL!

Eu sempre sonhei em ser mãe, mas não sabia que a cada dia e a cada mês viveria uma emoção ainda maior.

Primeiro, descobrir no mês mais inesperado, que eu seria mãe. Depois, no primeiro ultra, quinze dias após o teste de farmácia e o Beta, descobrir que eram gêmeos. Os meus tão sonhados gêmeos. E, no quarto mês, o grande susto, a grande surpresa de Deus para nós: dois meninos.

Confesso, nunca me imaginei mãe de meninos, embora eu quisesse muito um casal.

No ultra, assustei mais do que saber que eram gêmeos. E tive muita vontade de chorar. E chorei.

Me veio uma dúvida imensa: será que eu sou capaz de formar homens íntegros, de caráter irretocável, responsáveis, honestos, e sobretudo, humanos?

Considero a criação de meninos uma arte. Nesse mundo doido, cheio de drogas e pessoas sem caráter, não há como não temer. Mas, também tenho para mim a certeza de que Deus sabe o que faz e que Miguel e Heitor não estão em nossas vidas por acaso. Eles são agora um desafio e a promessa de um amor que eu nem imagino tamanho, proporções, formas. Mistérios de Deus, para nós, que tanto queríamos uma menina.

Que Deus, em sua sabedoria, nos guie. E que possamos amar sem medidas esses dois príncipes que nos foram dedicados. Que eu saiba ser a melhor mãe do mundo.

Obrigada Senhor por mais um desafio. Obrigada por nos dar vida cheia de saúde. Obrigada pelo aparentemente inusitado.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Eles estão chegando. E a partir de agora já podem ser chamados pelo nome.

A vida começava a acontecer. Alguns sonhos, como o de ter uma família linda, pra chamar de minha, ficavam engavetados. E cada vez que eu me decepcionava com alguém, esse sonho ficava distante. Eu me entristecia, mas confiava a Deus o meu momento. Como o Amor e a Família não aconteciam, eu reservava minhas energias para estudos e crescimento profissional. Eu cheguei em muitas metas. Me realizei. Ganhei dinheiro, comprei carro, fiz viagens, conheci pessoas, mas... sempre havia um vazio. Com o tempo eu descobri que embora ninguém pudesse preencher o vazio dos meus sonhos frustrados, ainda havia esperança de que um dia, eu teria alguém pra sonhar junto, sonhos em comum, desejar uma família e um lar harmonioso. E embora a vida e as pessoas me provassem dia após dia, que esse sonho não seria possível, eu acreditava que ele viria. Um dia, Deus me deu um presente. Assim, despretensiosamente, quando eu não mais esperava, quando eu já não acreditava. Esse presente veio em forma de Amor Verdadeiro. E eu voltei a acreditar na possibilidade do sonho realizado. Esse presente mudou a minha vida. E embora já tivesse felicidade de sobra, eu olhava para os amigos realizando sonhos e me via no lugar deles. A verdade é que o sonho ficou adormecido, mas a certeza nunca. E então, não satisfeito em me ver feliz, Deus olhou para nós, eu e Vantuir, e ainda achou pouco. Foi então, que ele nos deu nossos mais preciosos presentes: Miguel e Heitor. Eu sabia que seriam gêmeos, meu grande sonho. Ah Senhor, como fazes maravilhas em minha vida. Hoje, só temos a agradecer. OBRIGADA! Aos amigos e familiares, que o sonho nunca acabe, que a fé seja viva, e que as obras de Deus sejam a certeza de uma vida plena e melhor. Miguel e Heitor, sejam bem vindos!!!! Mamãe e Papai.


18ª semana

Estamos entrando na 18ª semana da gravidez. Há muito a ser dito, mas adianto que haverá muito mais no final de semana.

Cada bebê se desenvolve a seu tempo. Geralmente, nessa fase, eles medem 15 cm e pesam cerca de 150g. Com os órgãos já formados, começam a desenvolver os sentidos. Já escutam meu coração e podem começar a escutar minha voz. Embora eu já cante para eles há algum tempo.

Se tivermos menina aqui dentro, ela já possui trompas, ovários, útero e vagina, formados e posicionados no lugar certo.

Se tivermos um menino, os órgãos genitais já formados são bem fáceis de reconhecer.

Mas, o que mais importa é que agora ficou fácil de ver o sexo dos bebês e estamos contando os dias para saber.  

Voltarei aqui em breve para contar a notícia.



Boa semana a todos!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Eis que chegamos à 2ª crise de rinite da gestação

Como eu já disse aqui em outro post, as grávidas podem ter coriza durante a gravidez (rinite vasomotora da gestação) ou ficarem sem nenhuma alergia. Mas, como eu já tinha rinite alérgica antes, mesmo sintomas agravaram.

E cá estou eu na minha 2ª crise. Do nada o tempo mudou, estava frio, ficou quente. Sem contar a chuvinha básica que tomei na sexta-feira passada. É, nariz entupido, coriza, espirros, coceira no nariz e na garganta, tossi. Tá bom, né? Chega!

Chega nada. Ela acabou de se instalar. Aff....

Pior é que não posso tomar nada. O que pode é lavar bem o nariz com rinosoro.

Então, vamos lá. Bom dia!


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Borboletinhas batendo asas na minha barriga

E chegamos à 17 semana As coisas começam a mudar bastante. Nessa semana, os olhos do bebê passam a olhar para a frente, em vez de para os lados, as orelhas estão praticamente na posição certa e a cartilagem que vai se tornar o esqueleto está prestes a endurecer. As mamães de segunda viagem costumam sentir os movimentos do bebê agora. As estreantes talvez demorem mais algumas semanas. Muitas mulheres descrevem a sensação como se tivesse uma borboletinha batendo asas dentro da barriga. Como fica sua vida Por enquanto, os papais ainda não conseguem compartilhar tanto da emoção, já que os chutes de verdade só devem acontecer daqui a um mês. Se você ainda não os sentiu, experimente deitar de barriga para cima depois de comer, e prestar atenção nas sensações. É possível que você note que a aréola, a parte mais escura em volta dos mamilos, está mudando de tamanho à medida que seus seios crescem. Esse é um "efeito colateral" da gravidez que pode persistir por até um ano depois do nascimento do bebê. Outras mudanças de pele que acompanham a gestação, como a linha vertical mais escura que pode aparecer na barriga e as marcas no rosto, também tendem a sumir uma vez que o bebê tenha nascido.


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Estamos no segundo trimestre. Mas como vai o sono?

Ironias a parte, esse assunto é muito sério. Aproveitemos enquanto podemos.

Só não posso contar com idas menos frequentes ao banheiro, pois gerando dois babys, na fase em que a bexiga ficaria mais estável, a minha está mais cheia.

Como a vida às vezes é muito irônica, nessa fase também aumenta seu nível de energia, por isso você não vai se sentir tão precisada do sono quanto no primeiro trimestre. 


O cansaço começa a melhorar

É bem provável que você tenha finalmente voltado a dormir um pouco melhor. A invasão de progesterona por que seu corpo passou no começo da gravidez já não é tão intensa -- seus níveis de hormônio continuam crescendo, mas essa elevação agora é mais lenta. Por isso, você deve começar a se sentir menos exausta o tempo todo. 

Menos idas ao banheiro

Mais boas notícias: A barriga começou a crescer, abrindo espaço para o bebê, que parou de pressionar tanto a bexiga. Por isso você não precisa mais sair da cama a toda hora para ir fazer xixi. 

Os enjoos também devem ter passado, ou pelo menos melhorado bastante. Não é à toa que as pessoas comparam o segundo trimestre da gravidez a uma lua-de-mel. 

Não desperdice sua energia

Agora que você está se sentindo com mais energia, e dormindo melhor, comece a fazer alguma atividade física regularmente. Isso só vai colaborar para você dormir ainda melhor, além de manter sua saúde física e mental. 

Não esqueça, porém, que seu sono, por melhor que esteja, não é o mesmo de quando você não estava grávida, e ainda pode ser atrapalhado pelos roncos, pela congestão nasal, pelas cãibras e pelos sonhos super-realistas. Por isso, se seu corpo pedir um cochilo, faça o máximo para descansar.

Chegamos a 17ª semana

Com mais ou menos 13 cm e 140g, é assim que nossos babys estão neste momento. E a minha fome voltou. Creio que seja pelo fato de que nessa fase meu metabolismo aumentou para dar mais energia aos bebês. Nesta semana, entramos no 5º mês de gravidez (que vai até à 22ª semana). Os reflexos do bebé estão operacionais. O bebé volta-se, leva as mãos aos pés, chucha o dedo, cobre o rosto com as mãos, fecha e abre as mãos. À medida que cresce e ocupa mais espaço no útero, os movimentos perdem amplitude mas nunca deixa de mostrar atividade. - Os bebés ganham peso continuamente e começam a acumular as reservas energéticas sob a forma gordura o que lhes permitirá continuar a crescer a bom ritmo. - O tamanho dos bebés e das placentas é idêntico. - O coração bombeia cerca de 21 litros de sangue por dia, irrigando todas as extremidades do corpo. - Os reflexos estão completamente operacionais e os bebés treinam a deglutição engolindo e expelindo líquido amniótico. - Como os músculos faciais já estão ativos, os nossos bebés já são capazes de abrir e fechar rapidamente os olhos. - Os bebés já conseguem sentir as carícias feitas no meu abdômen, e acham bastante reconfortantes e agradáveis. Massajar a barriga é uma forma muito especial de estabelecer contato e comunicar com nossos filhos. Como ando dormindo mal, peguei algumas dicas por aí. E este é o assunto do próximo post. Bom dia!

Guia de preparo para a Amamentação

Estou começando a me preparar para amamentar. A médica já pediu para tomar sol nas mamas. Coisa que ainda não deu por causa da chuva. E roçar a toalha no mamilo para esfolar um pouco. Mas... nada de hidratar o mamilo. Aí comecei a pesquisar e vejam o que encontrei. Sete Dicas para prepara o seio para a amamentação Amamentar é um ato de amor! Aleitar ao seu bebê faz maravilhas para a saúde dele: reforça seu sistema imunológico e reduz as chances de ele se tornar uma criança com obesidade e previne outras doenças como síndrome metabólica, diabetes, hipertensão e doença celíaca. Afinal de contas, ele é o alimento certo para seu filho. E, de quebra, você mesma ganha benefícios, como a redução das chances de câncer de mama e de ovário, além de auxiliar o emagrecimento pós-parto. Mas tudo isso não significa que a amamentação seja sempre linda e maravilhosa: muitas mães sentem dores e outros desconfortos que podem levá-las a desistir de dar o peito aos bebês. E isso muitas vezes acontece por inexperiência. É muito importante, por exemplo, saber como o bebê deve abocanhar o peito corretamente. "Para uma pega ideal, a mãe deve estar confortável, trazer o bebê ao seu encontro, posicionar o polegar acima da auréola e o indicador abaixo, formando um 'C' para que o bebê abocanhe o mamilo", considera a obstetra Luciane Rodrigues Pedreira de Cerqueira, membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ). "Ao mamar, a boca do bebê deve estar bem aberta, com os lábios para fora, abocanhando quase toda a auréola e não somente o bico do peito", finaliza a especialista. Quando ocorre dor, pode ser porque o bebê não está fazendo isso da forma correta, ou por algum outro motivo. Por isso mesmo, o ideal é não contar apenas com o instinto da natureza e se preparar para o aleitamento. E quanto antes, melhor! "Pesquisas apontam que mulheres que recebem orientações durante o pré-natal, apresentam menor dificuldade e menores índices de complicações durante a amamentação", expõe o mastologista Anastasio Berrettini, presidente da Comissão de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Além disso, adotar os cuidados certos torna tudo muito mais fácil. Veja um guia de cuidados pré e pós-natais, que ajudam a tornar a amamentação um ato de cumplicidade e alegria com seu bebê. Conheça seu tipo de mamilo Muitas mulheres afirmam que não podem dar de mamar porque têm os mamilos planos ou invertidos. Mas com as orientações certas, isso não é um grande empecilho. O ideal é que isso já seja identificado por seu obstetra no pré-natal, assim ele já dá as melhores dicas de como amamentar. Você mesma pode verificar isso, inclusive. "Comprima suavemente a aréola cerca de três centímetros atrás do mamilo: se ele for normal irá projetar-se para fora, se for invertido irá retrair-se", descreve a obstetra Luciane Rodrigues Pedreira de Cerqueira, membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ). Um dos truques para mulheres com esse tipo de mamilo são as chamadas conchas plásticas, para serem usadas durante o pré-natal e mesmo na fase de amamentação. "Essas conchas são formadas por duas partes: uma em forma de anel, com parte do acabamento em silicone e um buraco no meio para que o mamilo se encaixe e venha a se tornar mais projetado devido a uma suave pressão sobre a auréola; a outra parte é arredondada e cobre o anel por cima para ficar dentro do sutiã", descreve a especialista. Faça exercícios para os bicos das mamas Outra técnica fundamental para mulheres com mamilos planos ou invertidos é um exercício de puxar os bicos dos seios. "É necessário estimulo mecânico, então, com o polegar e indicador em forma de cruz, estende-se o mamilo no sentido vertical e horizontal, com intuito de exteriorizar o mamilo", orienta o mastologista Anastasio Berrettini, presidente da Comissão de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). O ideal é realizar o exercício todos os dias: "A recomendação é que o exercício seja repetido cinco vezes ao dia, no comecinho da manhã, durante o último mês de gestação", alerta a obstetra Luciane. Tome banho de sol Mas não adianta só expor braços, pernas e rosto... Deixar os mamilos tomarem sol é muito importante para melhorar a amamentação. "O calor da luz torna os mamilos mais resistentes e previne as rachaduras", relata a obstetra Luciane de Cerqueira. A orientação é tomar cerca de 30 minutos de sol por dia, antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde, para evitar os picos dos raios ultravioletas. E caso o tempo esteja nublado ou você não tenha um lugar discreto para fazer isso, lâmpadas são uma boa opção. "A intensidade entre 40W ou 60W é suficiente, e deixe-as próximas do seio a uma distância em que transmitam calor, mas sem desconfortos", ensina a especialista. Não deixe o bebê "chupetar" Enquanto você amamenta, os seios se tornam mais propensos a rachaduras, principalmente se o bebê fica usando o mamilo como uma chupeta. "Para perceber isso, é importante notar se ele também esta abocanhando a auréola, pois quando ele abocanha somente o mamilo, ele não estimula a produção e escoamento do leite", explica Berrettini. O ideal é nesses casos a mãe interrompa a mamada quando perceber isso, e depois, ao retomar, tenha certeza de que o bebê está abocanhando a auréola também. Hidrate a região A hidratação também é importante para evitar as rachaduras. Mas cuidado na forma certa de fazer isso. "Deve-se evitar o uso de cremes e hidratantes durante o pré-natal, pois esses produtos levam a uma diminuição da espessura cutânea do mamilo e facilitam fissuras durante a amamentação", ressalta o mastologista Berrettini. Porém, durante a amamentação, o melhor tipo de cuidado é usar as pomadas com lanolina apenas. "Elas apresentam maior eficácia e menos efeitos colaterais, sendo considerado o padrão ouro para prevenção e tratamento das fissuras", explica o especialista. Cuide da higiene Higienizar bem os seios também ajuda a evitar as rachaduras e trazer mais bem-estar na hora de amamentar. E a primeira dica é quase uma pegadinha: evite os sabonetes nos mamilos, já que os seios já tem uma hidratação natural que precisa ser preservada. O mesmo vale para a água quente, que costuma tirar a oleosidade original da pele. A bucha vegetal também é uma inimiga nesse momento: "ela pode promover a esfoliação dos mamilos antes mesmo do final da gravidez, aumentando a chance de traumas mamilares e complicações mais graves, como a inflamação na região", frisa Luciene de Cerqueira. E antes e depois de amamentar a melhor forma de higienizar o seio é usando o próprio leite. "Ele contém imunoglobulina A, que ajuda a combater processos inflamatórios locais", explica o mastologista Berrettini. Ele também é bactericida e hidratante. Escolha o melhor sutiã Após o parto as mamas chegam a aumentar até dois números de manequim. Nessa fase, já que você terá que comprar sutiãs novos, vale escolher o produto ideal. "Deve-se utilizar sutiãs produzidos com algodão, sem aro metálico ou bojo e com alças largas", descreve Berrettini. A importância das alças (além de laterais mais largas) é ajudar na sustentação, o que previne com que o leite empedre. Já o material não sintético evitar possíveis alergias, já que os mamilos ficam mais sensíveis nessa fase e o algodão permite maior entrada de ar. Além disso, existem modelos com aberturas, que permitem que a mulher amamente sem retirá-los, o que facilita muito o processo. Outra questão importante é que mesmo na gestação pode vazar um pouco de colostro dos seios da mulher a qualquer momento. Nesses casos, uma forma de evitar desconfortos é usar absorventes feitos para os seios. "Se for optar por absorvente nos seios, que tem o único intuito de não sujar os sutiãs, deve se ter cuidado em trocá-los com frequência para se evitar a proliferação de bactérias", orienta Luciane. Essas dicas foram de Ouro. Amei. Boa noite. Pela manhã eu volto para falar da 17ª semana.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

É dezembro, é Natal...

Chegou o mês de dezembro e com ele a celebração da vida, do amor, do nascimento, da renovação. Que nosso mês seja de muitas reflexões e que seja abençoado. Desde já: Feliz Natal!